sábado, 28 de agosto de 2010

Inauguração do restauro do altar- mor da Igreja da Conceição de Porto Alegre


A Igreja da Conceição, é o único exemplar remanescente de templos católicos da tipologia "luso-açoriana" de Porto Alegre. Localizada na av. Independência suas obras começaram em 1858, porém sendo concluída somente em 1880. Sua Tipologia, o barroco tardio, conta no seu interior com a talha do escultor João do Couto, que no coro traz em talha curiosos instrumentos musicais entre as típicas volutas do barroco.
No Ano que se passou iniciaram-se as obras de restauração do templo que teve agora no dia 17, uma das primeiras etapas concluídas.
Dia 17 de agosto, é dedicado ao Patrimônio Histórico Nacional, também é o dia que completei dois anos de formação como arquiteto. Foi a primeira etapa a inauguração do restauro da capela-mor e arco do cruzeiro . Foi realizada emocionante cerimônia, o pano caiu revelando a beleza dos entalhes do mestre João do Couto (mesmo artesão dos entalhes da igreja Nossa Senhora das Dores)

Tenho tido o privilégio de acompanhar de perto esta obra devido a convites de amigos que estão envolvidos no processo de restauro, entre eles meu professor e mestre Paulo Cesa Filho, fiscal de restauro, o restaurador Manuel, Murillo Carvalho e o pároco Luís Inácio Ledur, irmão do Pároco da São João Batista, minha igreja de origem na qual tenho feito alguns trabalhos.



MÉMÓRIA PRESERVADA:
Na década de 40 do século XX , Emilio Sessa, discípulo de Aldo Locatelli, realizou algumas intervenções em forros e paredes do templo, isto para o Congresso Eucarístico Nacional, que veio acontecer em Porto Alegre em 1948 envolvendo os principais templos católicos da capital.

Estas pinturas, em folhas de ouro, foram preservadas em vista de registrar a presença do artista na história do edifício.

O restauro dos bens integrados está a cargo da especialista Suzana Fernandez, que através de muitas prospecções chegou na cor original celeste do altar mor, resgatando e valorizando com o dourado o trabalho em madeira do Mestre João do Couto.